
Introdução
Dentro do vasto universo das avaliações educacionais, as questões representam o principal meio de mensurar conhecimentos. De maneira simplificada, elas se dividem em objetivas e discursivas, cada qual com suas características e subdivisões. Comum na segunda fase de processos seletivos, sua compreensão é fundamental para o êxito do candidato.
Normalmente, as provas discursivas são aplicadas na 2º fase em diante dos processos seletivos. Isso visa diminuir a quantidade de provas que serão corrigidas e focar apenas naqueles candidatos que já demonstraram desenvoltura nas habilidades cobradas na primeira fase.
Diferença Entre Provas Objetivas e Discursivas
As provas objetivas oferecem ao aluno alternativas pré-definidas de respostas. Ao candidato cabe a tarefa de assinalar a correta. Por outro lado, nas provas discursivas, a resposta deve ser construída pelo próprio estudante, exigindo clareza, concisão e, principalmente, domínio do conteúdo.
O nível de cobrança tende a ser maior na prova discursiva, até por que o candidato terá que conceber a resposta. Observe que a prova objetiva irá cobrar que seja identificada a resposta correta, ou seja, a formulação e articulação da resposta não está sendo cobrado. Já na discursiva, há a cobrança da articulação de vários pontos de um determinado tema com o intuito de responder o que foi perguntado. Além disso, não há se costuma conceder ao candidato outras fontes de informações que possam ancorar a resposta que não seja a própria pergunta.
Provas Objetivas
Questões de Múltipla Escolha
Nestas, as alternativas são geralmente representadas pelas letras a, b, c, d e e. O aluno deve assinalar apenas uma, aquela que considera correta. Caso identifique um item errado, não será penalizado. Apenas não irá pontuar.
Questões de Certo ou Errado
Neste formato, ao responder de maneira alinhada ao gabarito, o candidato ganha um ponto. Caso contrário, perde. Não responder mantém inalterada a pontuação. A penalização de um erro busca inibir o candidato de tentar acertar sem de fato conhecer a resposta.
Diversas estratégias podem surgir na execução desse tipo de prova. Mas já adiantamos, cuidado ao marcar aleatoriamente as respostas. É possível o candidato terminar a prova com um saldo de pontos negativos!
Imagino que não seja esse o seu interesse!
Provas Discursivas

Redação
A redação é um dos formatos mais tradicionais. Normalmente, o aluno deve escrever ao menos 20 linhas, mas é aconselhável se aproximar do limite máximo. Os temas abordados costumam ser universais, como educação, saúde e cultura.
A correção de texto pode ser dividida em duas categorias principais: microestrutura e macroestrutura. Vamos entender as diferenças entre elas e como podem ser aplicadas na correção de um texto.
Microestrutura
A microestrutura refere-se aos elementos mais básicos e específicos de um texto. Ela engloba:
- Ortografia: Certificar-se de que todas as palavras estão escritas corretamente.
- Gramática: Verificar a correta aplicação das regras gramaticais, incluindo concordância verbal e nominal, regência, colocação pronominal, entre outras.
- Pontuação: Assegurar que vírgulas, pontos, dois-pontos, ponto e vírgula, entre outros sinais de pontuação, são usados adequadamente.
- Vocabulário: Evitar repetições desnecessárias e optar por sinônimos quando pertinente.
- Coerência local: Garantir que há uma ligação lógica entre as frases.
Macroestrutura
A macroestrutura lida com o texto como um todo. Ela abrange:
- Coerência global: Certificar-se de que o texto mantém um sentido lógico do início ao fim.
- Coesão: Verificar se há uma ligação adequada entre os parágrafos e as ideias principais do texto.
- Estrutura do texto: Assegurar que o texto possui uma introdução, desenvolvimento e conclusão claros e bem definidos.
- Estilo: Avaliar se o estilo de escrita é apropriado para o público-alvo e o propósito do texto.
- Argumentação: Em textos argumentativos, é essencial verificar se os argumentos são válidos, relevantes e bem apresentados.
Questões Diretas
São perguntas que exigem respostas claras e técnicas. A resposta precisa ser direta, sem desvios, e muitas vezes é benéfico mencionar a pergunta para facilitar a correção. Aqui, a familiaridade com o conteúdo do edital é essencial, e tergiversações (“enrolações”) são facilmente notadas.
Estudo de Caso
Nesta modalidade, é apresentado ao candidato um cenário hipotético, exigindo uma análise e resposta baseadas nesse contexto que foi exposto no texto da questão. A resposta deve ser bem estruturada, com introdução, desenvolvimento e conclusão, e embasada tecnicamente. A extensão da resposta costuma ser maior, podendo chegar até 90 linhas.
É o normal das bancas, solicitar um estudo de caso diretamente vinculado a finalidade específica do cargo que o processo seletivo se vincula.
Peças Técnicas
Neste tipo de questão, o candidato deve elaborar uma peça sobre uma situação específica. Essa resposta exige uma análise criteriosa e, muitas vezes, um posicionamento técnico do candidato. Além disso, pode ser exigido que a resposta siga uma estrutura específica, como um relatório ou sentença judicial. É comum que este tipo de questão faça referência a um conteúdo específico, como Direito ou Auditoria, por exemplo.
A peça tem muita semelhança com o estudo de caso em relação ao número de linhas (varia em torno de 60 a 90).
Ademais, a peça também conta no comando da questão com perguntas objetivas da banca examinadora que precisam estar incluídas no corpo do texto da sua resposta. Recomenda-se, com veemência, que siga a sequência dos tópicos apresentados na questão e sua resposta use expressão que remetam diretamente a pergunta, de modo a facilitar a correção do examinador.
Observe, facilitar a vida do examinador tem por finalidade aumentar a chance dele conceder mais pontos pela sua resposta.

Conclusão
Entender a natureza das questões em um exame é essencial para uma preparação eficaz. Tanto as questões objetivas quanto as discursivas têm suas particularidades e desafios. Dominar as técnicas de cada uma e compreender o que é esperado em suas respostas é fundamental para obter sucesso em processos seletivos e concursos.
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